Em Maceió, 'Fora Renan' desafia STF a prender presidente do Senado

Prisão de Renan foi encenada diante de prédio do senador em AL

Dezenas de manifestantes protestaram neste domingo (20) diante do edifício onde mora o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), na capital de Alagoas, e desafiaram os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a prender o senador alagoano que é investigado em 12 inquéritos resultantes da Operação Lava Jato.

O ato realizado em 14 capitais brasileiras, denominado de ‘Fora Renan’, levou para Maceió o boneco ‘Canalheiros’, erguido no cenário paradisíaco da orla de Ponta Verde, onde 11 manifestantes com máscaras dos ministros do STF encenaram a prisão do presidente do Senado.

Na manifestação, a prisão somente é obtida graças às chicotadas dadas pela personagem da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

“São anos com processos e inquéritos engavetados no STF, sem dar andamento. A Folha mostrou que 95% dos processos contra políticos não são julgados e terminam prescrevendo. Outro levantamento mostrou que os processos decorrentes da Lava Jato sob a responsabilidade de outras esferas do Judiciário já houve 118 condenações. E no STF, nenhum julgamento. Por isso o protesto é contra a letargia do STF, para que dê andamento aos processos, não só do Renan, mas também dos outros. Mas principalmente os do Renan, pelo fato de ele representar o segundo maior poder do Brasil, que é a Presidência do Senado”, justificou Alessandro Gusmão, do Movimento Brasil (MBR).

Veja como foi a encenação:

AÇÃO NACIONAL

Além do MBR, outros movimentos pró-impeachment de Dilma, com discurso de direita e que se autodenominam como anticorrupção participaram de protestos em pelo menos 14 capitais e outras quatro cidades de todas as regiões do País. Entre eles o Fora Corruptos, Frente pela Liberdade (FPL), Instituto liberal de Alagoas (ILA), Movimento Brasil (MBR), Instituto Conservador de Alagoas (Ical) e Foro de Maceió.

Dividindo a pauta de reivindicações com pleitos a favor das Dez Medidas contra a Corrupção, da prisão de Lula, do apoio ao juiz 

Sérgio Moro e à Operação Lava Jato, o “Fora Renan” aconteceu nas seguintes cidades: Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Ilhéus-BA, Joinville-SC, Jundiaí-SP, Maceió-AL, Manaus-AM, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Paulo-SP e Vitória-ES.

Na última sexta-feira (18), o STF confirmou a autorização do ministro Dias Toffoli para a abertura do 12º inquérito contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em razão de uma movimentação financeira suspeita de R$ 5,7 milhões.

Alvo incidental da Operação Lava Jato, Renan divulgou nota com o seguinte teor: “O senador já esclareceu todos os fatos relativos a esta questão e é o maior interessado no esclarecimento definitivo do episódio. Senador lembra ainda que foi o autor do pedido de investigação das falsas denúncias  em 2007, há quase dez anos”.

VEJA ALGUNS ATOS PELO BRASIL

No Rio de Janeiro:

Em Belo Horizonte:

Em Maceió:

Em Brasília: