Em Alagoas, chuva mata idosa e haverá mais temporais no fim de semana

Temporal parou VLT, derrubou casas e fez 9º vítima, desde maio

As fortes chuvas que retornaram a Alagoas desde a última quarta-feira (28) fizeram mais uma vítima fatal no Estado. Uma idosa de 65 anos morreu, nesta sexta-feira (30), quando uma barreira soterrou parte de sua casa, na cidade de São Luiz do Quitunde. A previsão para o final de semana é de chuvas intensas na região litorânea e na Mata Norte e duas casas já desabaram, na capital alagoana.

A idosa que não teve a identidade revelada é a nona vítima das chuvas no Estado, desde maio. E foi resgatada dos escombros já sem vida. Ela estava acompanhada de dois netos, quando parte da casa desabou. Equipes da Prefeitura de São Luiz do Quitunde resgataram as duas crianças, com apoio da população, de enfermeiros e integrantes da Defesa Civil Municipal.

A mãe das crianças passou mal e foi levada à unidade de saúde local, após saber da notícia do acidente, que também atingiu a casa vizinha, que havia sido desocupada momentos antes.

A casa onde morava a família é uma das 50 residências em áreas de risco que já teriam sido condenadas, após as chuvas que castigaram Alagoas no fim de maio. À época, as vítimas chegaram a deixar a casa. Mas, sem ter onde ficar, retornaram, assim que a chuva deu trégua, na região cercada por barreiras. Em maio, outras três casas foram destruídas pelas chuvas, em São Luís do Quitunde.

Devido a novos deslizamentos de terra no trajeto da linha férrea entre Maceió e Rio Largo, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) suspendeu a circulação do veículo leve sobre trilhos (VLT), entre hoje e sábado, até a retirada do material dos trilhos.

Em Maceió, duas casas ficaram destruídas, no bairro de Ipioca, após queda de barreira de contenção. E uma árvore também caiu, na Avenida Leste Oeste. Mas, ninguém ficou ferido.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) disse que a Defesa Civil tem atuado tirando algumas famílias de áreas de risco. “Há uma resistência de algumas pessoas, e acho que isso é natural, mas sempre apelamos para o bom senso. Elas podem procurar a prefeitura que vamos cadastrar imediatamente para receber o aluguel social ou esperar por uma casa, pois no segundo semestre vamos entregar 4.200 novas moradias”, disse o prefeito Rui Palmeira.