Um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados prometeu nesta sexta-feira (19) negociar um acordo com o governo para regularizar o pagamento dos benefícios dos aposentados e trabalhadores segurados pelo fundo de pensão do Aerus. A decisão foi tomada durante uma reunião entre o ministro Garibaldi Alves (Previdência) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), membro da comissão externa que acompanha o caso.
Cerca de 10 aposentados estão acampados há mais de 20 dias na sede do Aerus, no Rio de Janeiro, para exigir o pagamento de seus direitos. No início do mês, o Diário do Poder noticiou a morte de dois ex-funcionários da Varig e Transbrasil por conta do esforço excessivo que fizeram em uma vigília para manifestar solidariedade aos aposentados.
O grupo formado na Câmara terá representantes dos segurados do Aerus, da Advocacia Geral da União (AGU), do Ministério da Previdência, da Secretaria Geral da Presidência, do Judiciário e do fundo. O governo alega que o problema foi causado pelos prejuízos da falência de duas companhias aéreas privadas: Varig e Transbrasil. Porém, os aposentados garantem que houve falta de fiscalização do governo e, por isso, faltou dinheiro para pagar a dívida. Segundo o coordenador do colegiado, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), será preciso “mediar essa situação junto ao Executivo e o Judiciário”.
A comissão é integrada também pelos parlamentares Stepan Nercessian (PPS-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Otavio Leite (PSDB-RJ), Manuel Rosa Neca (PR-RJ) e Miro Teixeira (PDT-RJ).