Disputa pelo Senado segue polarizada entre PSB e DEM

Candidatos ao Senado usam estratégias diferentes em busca de voto

Os dois principais candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro apelam para estratégias diferentes para conquistar os votos dos eleitores fluminenses. A duas semanas do pleito, a disputa segue polarizada entre Romário (PSB) e Cesar Maia (DEM). A última pesquisa Ibope, divulgada no dia 9 de setembro, mostra o pessebista em primeiro lugar na disputa com 44% das intenções de voto seguido pelo democrata com 21%.

Nas últimas inserções de TV do ex-boleiro, o candidato apostou no pré-sal. Romário destacou a quantia recebida pelo Estado e sugeriu que o dinheiro recebido foi mal aplicado. De acordo com o candidato, a verba seria suficiente para resolver problemas de saneamento básico, saúde e educação.

Cesar Maia aposta as fichas na tradição política para pedir votos. Figuras conhecidas no cenário nacional aparecem apoiando Maia, como o presidenciável Aécio Neves (PSDB), o tucano José Serra e o candidato ao governo do RJ, Luiz Fernando Pezão (PMDB). A disputa entre Rio de Janeiro e São Paulo pelo rio Paraíba do Sul também foi abordada pelo candidato.

No começo do mês, Ibope apontou larga vantagem de Romário sobre Cesar Maia. O pessebista aparece em primeiro lugar nas intenções de voto com 44%. O democrata está em segundo lugar com 21% das intenções.

CandidatoIntenções de Voto (%)
Romário (PSB)44%
Cesar Maia (DEM)21%
Eduardo Serra (PCB)4%
Carlos Lupi (PDT)3%
Outros4%

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 08 de setembro de 2014 com 1.806 eleitores em 56 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o protocolo nº RJ-00033/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00567/2014.