Diário do Poder debate censura judicial à imprensa, na Câmara

Audiência debaterá ameaças ao Jornalismo e à livre comunicação

Alvo de investidas contra a liberdade de expressão e o direito de informar sobre os bastidores da política de Alagoas e do Brasil, o site Diário do Poder participará, na tarde da próxima quarta-feira (12), da audiência pública que debaterá as ameaças ao exercício do Jornalismo e as perspectivas do direito à livre comunicação e expressão no País. O debate será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), às 14h, no Plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

O objetivo da discussão é aprofundar temas como a censura judicial que vem cerceando a atividade jornalística, a concentração dos meios de comunicação no Brasil, que são concessões públicas, limitando o direito da população à informação plena, e as novas formas de jornalismo ativista e de imprensa alternativa. 

O jornalista do Diário do Poder, Davi Soares, será um dos expositores da 1ª mesa de debates da programação, que tratará do tema Um panorama da comunicação no Brasil: concentração, censura judicial e perseguição aos profissionais de imprensa. Davi Soares é um dos jornalistas alagoanos que foram alvo de censura e tentativas de criminalização do exercício da atividade jornalística, por iniciativa de políticos que tentam induzir ao erro instituições sérias como o Judiciário e a Polícia Federal (PF).

O profissional do Diário do Poder estará ao lado de representantes de entidades como o coletivo Intervozes, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, do Mídia Ninja; do Jornalistas Livres; da The Intercept; e de outros profissionais de renome nacional. 

A CDHM é presidida pelo deputado federal alagoano, Paulão (PT), que debateu pessoalmente com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, sobre ataques a jornalistas, em seu Estado. O vice-presidente do sindicato da categoria, Thiago Correia, é outro alagoano convidado para a audiência.

Confira a programação da audiência e seus expositores:

1ª Mesa – Um panorama da comunicação no Brasil: concentração, censura judicial e perseguição aos profissionais de imprensa.

– Sra. Beatriz Barbosa – representante do coletivo Intervozes; (confirmado)

– Sra. Maria José Braga, Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas; (confirmada)

– Sr. Thiago Correia, Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas; (confirmado)

– Sr. Davi Soares – Jornalista do portal "Diário do Poder"; (confirmado)

– Sr. Luis Nassif – Jornalista e blogueiro do GGN. (confirmado)

2ª Mesa – Novas formas de comunicação: o jornalismo ativista e a imprensa alternativa:

– Sr. Clayton Nobre, representante do Mídia Ninja; (confirmado)

– Sra. Tereza Cruvinel, representante Brasil 247; (confirmada)

– Sra. Juliana Castro, representante Jornalistas Livres; (a confirmar)

– Sr. Paulo Donizete, representante Rede Brasil Atual; (confirmado)

– Sr. George Marques – representante da The Intercept; (a confirmar)

– Representante do jornal Brasil de Fato (a confirmar)