Deputados começam a discursar e Tia Eron não aparece

São 25 deputados inscritos para falar sobre o processo

O Conselho de Ética discute a situação do presidente da Câmara afastado, Eduardo Cunha (PMDB/ RJ), antes de votar o parecer. No total, 25 deputados se inscreveram para discursar, cada um com o tempo de 10 minutos. Até as 10h50, quatro deputados haviam falado, três deles são a favor da cassação de Cunha, e a deputada mais aguardada, Tia Eron (PRB/BA) ainda não havia chegado. O voto dela será decisivo. Caso apareça, não poderá discursar, mas poderá registrar a presença e votar. A reunião começou por volta das 9h40 desta terça-feira (7/6), na Câmara dos deputados.

Até o momento, falaram os deputados Leo de Brito (PT/AC), Betinho Gomes (PSB/PE), Valmir Prascidelli (PT/SP) e Laerte Bessa (PR/DF), este, o único até o momento contra a cassação.

Os deputados que são a favor da cassação de Cunha afirmam que o deputado mentiu sobre as contas no exterior e pedem apoio no momento da votação. “O pedido de prisão hoje vem a reforçar. Não acredito que, em sã consciência, diante de um réu, um pedido de prisão, venham a não declarar a cassação”, disse Leo Brito.

“Cunha mentiu e omitiu. Estamos analisando um caso de extrema gravidade. Não se pode colocar panos mornos e tapar o sol com a peneira. Eduardo cunha mentiu, é corrupto e deve ser cassado”, disse Betinho.

Os discursos continuam no Conselho de Ética.