Defensores de impunidade para Lula lotam hotéis em Porto Alegre

Sindicalistas e 'mortadelas' são levados à capital gaúcha

A dois dias do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), a cidade passa por um fenômeno raro nesta época do ano: a maioria dos hotéis na região do tribunal estão lotados no dia 23, véspera do julgamento. São os adoradores de Lula, defensores da impunidade para os crimes do ex-presidente que resultaram em sua condenação a 9 anos e seis meses de cadeira, na primeira instância.

Os organizadores, que também eam sindicalistas e "mortadelas" a Porto Alegre, dizem esperar 50 mil pessoas na próxima semana – um número expressivo na capital gaúcha, que tem cerca de um 1,4 milhão habitantes.

Dos dez hoteis consultados pela reportagem, todos nas proximidades do tribunal, seis estavam lotados. Os demais estavam nos últimos apartamentos. A organização dos atos pró-Lula fez ainda uma parceria com a agência de viagens Roma Tour para hospedagens com descontos. Segundo o dono da empresa, Romalino Freitas, foram fechados cerca de 80 apartamento, até sexta-feira. “O que ainda é muito pouco perto do universo de pessoas que estão vindo pra cá”, disse.

De acordo com os dados do PT do Rio Grande do Sul, 323 pessoas solicitaram acampar com o Movimento dos Sem Terra, que estarão no auditório do pôr-do-sol. Outras 1,4 mil ficarão em alojamentos coletivos, que são ginásios, associações, sindicatos – tudo gratuito.