Crise com tucanos pode ajudar ministro a vencer Renan em Alagoas

Se fortalecer ministro alagoano, Temer mina reeleição de Renan

A perspectiva de troca de ministros entre as pastas do Turismo e das Cidades, a partir da divisão do PSDB na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), pode fortalecer ainda mais o projeto eleitoral do ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB-AL). A possibilidade de substituir o ministro tucano Bruno Araújo, foi antecipada nesta sexta-feira (4) pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, e pode ampliar o campo de atuação de Beltrão em Alagoas, aumentando suas chances de disputa por uma das duas vagas ao Senado.  

Uma vantagem acessória desta mudança é a oportunidade que o presidente Michel Temer terá de atrapalhar o projeto de reeleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em 2018, a partir do aumento da visibilidade e projeção política do ministro alagoano que se licenciou do mandato de deputado federal, em 2016, para assumir a pasta do Turismo, sem precisar da indicação direta do então presidente do Senado, seu padrinho político.

Com o Ministério das Cidades, Marx Beltrão terá ampliado seu leque de atuação política para além do fomento ao grande potencial turístico do Estado de Alagoas. Ele poderá atuar diretamente em ações de desenvolvimento urbano, saneamento, mobilidade urbana e habitação.

Marx Beltrão já chegou a aparecer tecnicamente empatado com Renan e o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB-AL), em uma das diversas pesquisas eleitorais surgidas a partir da antecipação da campanha eleitoral do senador Renan. E o ministro não esconde a meta de se tornar senador, e tem trabalhado intensamente junto às suas bases, com ações do Ministério do Turismo e de outras pastas do governo Temer.

VIROU ALVO

O aumento de sua influência política, inclusive, despertou o interesse da imprensa, que expôs o fato de Alagoas ter sido o Estado campeão em repasses voluntários de sua pasta, em 2017, quando recebeu, até julho, R$ 11,3 milhões dos R$ 84,6 milhões distribuídos para governos e prefeituras no Brasil.

Desde que se tornou ministro, Marx passou a ameaçar seu padrinho político que vive sob o cerco de mais de dez procedimentos judiciais relativos à Operação Lava Jato. Seu crescimento político tem levantado a própria desconfiança do ministro sobre a permanência ou não no PMDB. Por isso, Marx já tem rota de fuga traçada para o PSD, ou outros partidos sobre o qual exerce controle político e Alagoas, o Solidariedade, o PRB e o PSC.

Um dos integrantes da bancada alagoana também vê riscos de permanência de Marx no governo de Temer, porque do grupo de peemedebistas da Câmara que o indicou para o Turismo, quatro saíram do PMDB e três votaram contra o presidente.

Marx Beltrão mantém as aparências com Renan e o PMDB local, porque ele sabe que tentará impedir sua candidatura ao Senado. Mas tem ganhado a confiança do presidente Temer, justamente pelo potencial de combater um dos principais inimigos de seu governo, o senador Renan.