Contas do Rio de Janeiro sofrem bloqueio de R$ 170 milhões

Medida foi causada pelo não pagamento da dívida com a União

As contas do Governo do Estado do Rio de Janeiro foram alvo de bloqueio de R$ 170 milhões, na manhã desta segunda-feira (7), em decorrência do não pagamento da dívida do Estado com a União.

A informação foi confirmada pelo governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) e resultará no encaminhamento de toda a arrecadação do Estado para a conta da União, até a quitação do total da dívida em atraso.

“As consequências são o impedimento de fazer qualquer tipo de pagamento até que o valor devido à União seja pago”, explicou a Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro, em nota divulgada hoje.

A estimativa do Governo do Rio é de que a dívida seja paga ainda esta semana. E a Sefaz esclarece que o impacto desse impedimento é imediato, mas não tem influência sobre as medidas fiscais anunciadas na última sexta-feira (4) e apreciadas pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), já que a maioria delas é para 2017.

“O calendário de pagamento está mantido”, assegurou a Secretaria de Fazenda na nota. (Com informações da Agência Brasil)