Quer seja pelos preços mais baratos, pela comodidade ou pelo simples fato de não ter um vendedor enchendo a paciência, os consumidores brasileiros estão comprando mais pela internet. Dados divulgados pela E-bit verificaram um aumento de 24% no volume do comércio eletrônico no primeiro semestre de 2013, atingindo a cifra de R$ 12,74 bilhões em negócios.
O valor médio de cada compra subiu 4% e atingiu R$ 359,49, demonstrando uma confiança cada vez maior nesse tipo de transação. De acordo com o diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, os consumidores estão priorizando facilidades de parcelamento e ofertas de preços mais baixos, características próprias do comércio online. “A internet tem uma dinâmica bastante diferente, pautada pela entrada de novos consumidores e a possibilidade de comparar preços”, afirmou Guasti.
Os principais produtos comercializados são: moda e acessórios, com 13,7% dos pedidos. Em seguida estão eletrodomésticos (12,3%), cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde (12,2%), informática (9%) e livros, assinaturas e revistas (8,9%).