Clube dos bilionários cresce em 2015

As 10 maiores faturaram R$ 195 bilhões, 14% da venda do varejo

A pesar de o varejo ter encerrado o ano passado com queda nas vendas de 4,3% em relação a 2014, o pior desempenho anual da série iniciada em 2001 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu no período o número de varejistas que faturaram mais de R$ 1 bilhão. Das 300 maiores varejistas, 109 integraram o clube dos bilionários no ano passado, 14 companhias a mais do que no ano anterior, segundo o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo (SBVC).

Eduardo Terra, presidente da SBVC, explicou que a inclusão no ranking – por meio de estimativa do faturamento – de redes regionais ajudou na ampliação desse grupo de varejistas. Isso mostra, segundo ele, que o varejo brasileiro é muito pulverizado e as empresas grandes, mas com influência regional, tiveram desempenho satisfatório.

Houve ainda aumento, porém mais moderado, da lista das varejistas que venderam mais de R$ 10 bilhões no último ano. Eram cinco empresas em 2014 e somaram oito em 2015. As estreantes desse grupo foram Lojas Americanas (loja de departamento), O Boticário (franquia) e B2W (e-commerce).

Juntas, as 300 maiores varejistas venderam no ano passado R$ 531,1 bilhões. As dez maiores faturaram R$ 195 bilhões, o que representa 14% da venda do varejo nacional que não inclui carro e material de construção.

Pela primeira vez o ranking deste ano revelou que 55 empresas das 300 já possuem conselho de administração. "É um número razoável de um setor que é pouco profissionalizado", ressaltou Terra. Outro dado revelado pela pesquisa é que 29 empresas são de capital aberto, das quais 20 listadas em Bolsa. As outras nove se financiam por meio de outros tipos de papéis, como debênture, por exemplo. (AE)