CIA omitia do governo torturas realizadas em interrogatórios

O Senado dos Estados Unidos está acusando a CIA de ter “enganado” o governo norte-americano e omitido informações sobre métodos “brutais” usados em interrogatório.

De acordo com o jornal “The Washington Post”, a Comissão de Inteligência do Senado publicou um relatório criticando a atitude da CIA por ter escondido “brutais programas de interrogatório” e informações confessadas por prisioneiros. “A CIA, repetidamente, descreveu o programa de interrogatório ao Departamento de Justiça e ao Congresso como uma modalidade para ter acesso a informações de inteligência que, em outras circunstâncias, não poderiam ser obtidas. Mas isso não é verdade”, afirma o relatório de mais de 6,3 mil páginas.

O documento também aponta para divisões internas na CIA, sendo que, de um lado, há ordens para prosseguir com os interrogatórios e, de outro, agentes se posicionam contrários a práticas brutais quando o interrogado aparenta não ter informações confidenciais. O relatório descreve técnicas como a de afogamento em um balde de água gelada, prática similar ao “waterboarding” mas nunca aprovada oficialmente pelo Departamento de Justiça. Ansa