Carro oficial com placa fria é flagrado circulando pelas vias de Brasília

Motorista do Uber desconfiou da placa e fez uma consulta pelo celular

Durante um de seus trajetos diários, um motorista do Uber flagrou um carro oficial descaracterizado com placa ‘fria’. Ou seja, sem cadastro no Departamento de Trânsito (Detran). A placa é JHW-8502, do Distrito Federal. Por não ter uma identificação, não se sabe de qual órgão o veículo pertence.

O automóvel, modelo Azera da Hyundai, circulava pelo centro de Brasília, na manhã desta terça-feira (1º), quando o motorista desconfiou da placa. “Placa JHW não é de Brasília. Consultei no Sinesp (aplicativo) e deu que não existia”, disse. Segundo ele, essa não é a primeira vez que esse tipo de flagrante é feito. “Tenho o hábito de consultar placas e isso é comum”, garantiu.

O carro seguia próximo ao Banco Central. O órgão, no entanto, negou que o veículo fizesse parte da frota. O governo do DF também confirmou que o carro não é da frota do GDF. Questionado, o governo federal ainda não respondeu à reportagem. Questionado sobre o uso de ‘placas frias’ autorizadas, o Detran-DF também não se posicionou até o momento.

Autorização

A utilização de ‘placas frias’ é autorizada em situações específicas de caráter policial. Segundo o artigo 116 do Código de Trânsito Brasileiro, “os veículos de propriedade da União, dos Estados e do Distrito Federal, devidamente registrados e licenciados, somente quando estritamente usados em serviço reservado de caráter policial, poderão usar placas particulares, obedecidos os critérios e limites estabelecidos pela legislação que regulamenta o uso de veículo oficial.

Consulta pelo celular

O aplicativo para celulares Sinesp Cidadão  é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp (Lei 12.681/2012), o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Um dos módulos oferecidos é a consulta de veículos, que permite que o cidadão identifique a situação de furto ou roubo de qualquer veículo no Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).