Câmara aprova meia tarifa aos domingos, nos ônibus de Maceió

Aprovação unânime garante promessa eleitoral de Rui Palmeira

Na tarde desta terça-feira (30), a Câmara de Vereadores de Maceió aprovou o projeto de lei que institui o desconto de 50% na passagem de ônibus, aos domingos, na capital alagoana. Com aprovação unânime, os vereadores confirmaram apoio ao projeto batizado como Domingo é Meia, pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que superou as pressões de oposicionistas e já poderá cumprir uma de suas principais promessas do 2º turno de sua campanha à reeleição, em 2016.

O projeto que chegou ao Legislativo há uma semana foi votado em duas discussões e segue nesta quarta-feira (31) para sanção do prefeito tucano.

Somente terão acesso ao desconto os usuários de transporte coletivo em Maceió que utilizam o Cartão Cidadão, para a compra de créditos eletrônicos da tarifa.

O prefeito justificou que o projeto Domingo é Meia promove o exercício do direito fundamental ao transporte público e também ao lazer,estabelecidos pela Constituição Federal.

“Tem-se, portanto, que, além do uso do transporte público, se promoverá também o acesso ao lazer das famílias maceioenses, isso porque, sem dúvidas, o benefício a ser concedido pela aprovação pretendida tende a facilitar a locomoção da população maceioense aos ambientes de diversão existentes em nossa capital”, argumenta o Poder Executivo.

O projeto acontece no ano seguinte à renovação da frota de ônibus da capital alagoana, após a primeira licitação do transporte coletivo de Maceió, viabilizada no primeiro mandato de Rui Palmeira. E os custos com a redução da tarifa serão arcados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió.

UNANIMIDADE

O presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira (PSDB), elogia o amplo alcance social e sua aprovação na Câmara de Vereadores, como mais uma prova do compromisso do Legislativo com Maceió e o melhor para todos os alagoanos da capital. E destacou a harmonia entre os poderes.

“Aprovar o Domingo é Meia, uma mensagem do Executivo, demonstra, mais uma vez, a celeridade com a Câmara se posiciona para fazer valer as leis que são boas para Maceió e sua população. Como presidente desta Casa, reafirmou meu compromisso de continuar trabalhando com responsabilidade para tornar Maceió cada dia melhor. Em todos os grandes projetos enviados pelo prefeito Rui Palmeira, como os empréstimos que tramitam em Brasília para melhoria de Maceió, nenhum vereador votou contra. Aqui não há palanque montado para, por exemplo, discutir 2018”, declarou Kelmann Vieira.

Líder do governo na Câmara, o vereador Eduardo Canuto (PSDB) concordou. “Essa é mais uma prova de que trabalhamos pelo bem da população”.

A vereadora Fátima Santiago (PP) lembrou da ansiedade com que a população de Maceió esperava a aprovação do Domingo É Meia. (Com informações da Assessoria da Câmara)