Caiado: acordo PT-PMDB beneficiará todo político cassado

"O fato que é foi aberto um precedente grave", disse o senador

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse ser preocupante os desdobramentos do "acordo PT-PMDB que permitiu a votação fatiada da pena do impeachment". Segundo Caiado, é necessário saber quais serão as consequências dessa votação em outros processos de cassação de mandato que vai permitir a Dilma Rousseff assumir um cargo público mesmo condenada por crime de responsabilidade.

“É preciso saber quais os desdobramentos do grande acordo PT-PMDB e se esse acordo ainda está em fase de elaboração ou conclusão", disse o líder do DEM no Senado. "O fato que é foi aberto um precedente grave. Houve uma manobra para permitir que uma pessoa cassada assuma um cargo público e tenha foro privilegiado ficando livre da primeira instância da justiça. Essa é a mensagem que ficou”, completou.

Caiado destacou que vários constitucionalistas afirmaram não existir a figura da pessoa cassada sem inabilitação. “O jurista Ives Gandra disse ontem que quando uma pessoa é condenada ela é uma criminosa. Um criminoso não pode assumir cargo público. O que aconteceu foi uma invencionice e não foi por acaso”, afirmou.

O líder ainda reiterou que manterá sua posição de independência em relação ao governo do presidente Michel Temer. “Sempre falamos em manter a mesma tese de apoio crítico, com independência. Minha postura será de atuar pelos pontos positivos propostos e dentro da pauta formulada pelos movimentos de rua. Todos sabem da minha luta pelo afastamento da ex-presidente. Agora, outras matérias propostas como reajuste de teto do Supremo terão minha posição contrária”, pontuou.