Bombeiros e policiais cedidos podem ter que voltar ao trabalho nas ruas

Ministro Bruno Dantas deseja acabar com policiais de gabinete

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisa nesta quarta (16) relatório do ministro Bruno Dantas sobre a prestação de contas do Fundo Constitucional do Distrito Federal no exercício de 2011, de onde sai o dinheiro para pagar os servidores da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro que estão cedidos para outros órgãos.

Se depender do ministro Bruno Dantas, os policiais terão que voltar imediatamente aos seus cargos de origem, na PM, e às ruas da capital. Um levantamento do Ministério Público de Contas (MPC) em parceria com o TCU aponta que, em 2015, 710 policiais militares estavam trabalhando em outros órgãos, como secretarias do GDF, Procuradoria-Geral da República e gabinetes de deputados federais – o que seria ilegal por ser desvio de finalidade do Fundo Constitucional.

Relatado pelo ministro Bruno Dantas, o processo pode determinar a devolução da verba gasta com a remuneração desses servidores ou determinar a volta deles aos postos de origem. A decisão será avaliada em Plenário pelos oito ministros da Corte. O GDF terá um prazo para apresentar recurso caso não concorde com a decisão do Tribunal.