Bancada do PMDB decide manter Renan como líder do partido no Senado

Mas ele terá de dividir atribuições e opiniões com vice-líderes

O senador Renan Calheiros (AL) continua líder do PMDB no Senado. A bancada do partido na Casa tomou a decisão nesta terça-feira, 30, após quase três horas de reunião.

Segundo o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), houve um acordo para que os vice-líderes do partido façam a defesa das propostas do governo quando Renan tiver opinião contrária.

"Houve um consenso para que o Renan se manifeste em nome dele e, em seguida, os vice-líderes se manifestem". disse Lira. De acordo com o senador, "continua tudo como está".

Renan tem feito duras críticas nas últimas semanas ao projeto da reforma trabalhista, que tramita no Senado, e a decisões tomadas pelo Palácio do Planalto. A postura provocou mal-estar na bancada. Na semana passada, em discurso no plenário, o senador chegou a dizer que a Casa não poderia aprovar uma reforma que "ferra" com o povo.  Em seguida, o presidente do PMDB e líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), rebateu Renan e disse que todas as críticas dali em diante seriam "respondidas fortemente”.

Desafeto do presidente Michel Temer (PMDB), Renan também defende, nos bastidores, a renúncia seguida de eleições indiretas.