Às vésperas de votação do impeachment, Dilma usa rede nacional para se defender

Presidente grava pronunciamento para a TV a ser veiculado às 20h

A presidente Dilma Rousseff grava, na manhã desta sexta-feira (15), um pronunciamento para ser veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta sexta, às 20 horas. A medida seria a última tentativa de Dilma para tentar derrotar o processo de impeachment contra ela, cuja admissibilidade na Câmara dos Deputados será votada no domingo (17).

Dilma deve repetir o mantra das últimas semanas, de que está em curso no País um golpe, já que não há crime de responsabilidade para justificar o pedido de impeachment contra ela. A presidente tem evitado pronunciamentos em rede nacional desde que houve panelaços durante sua fala, em 8 de março de 2015, no Dia Internacional das Mulheres. Os protestos continuaram em programas partidários do PT na rede nacional de TV e rádio. 

Para escapar dos protestos, o governo federal vinha preferindo divulgar discursos nas redes sociais em datas importantes. No pronunciamento que gerou as manifestações, no ano passado, Dilma fez uma defesa ao ajuste fiscal e pediu "paciência" e "compreensão" dos brasileiros porque, segundo ela, a atual situação era "passageira". (AE)