Após vetar medida, Temer propõe corte menor de floresta no PA

Sarney Filho afirmou que a região tem sido palco de recorrentes conflitos fundiários

O presidente Michel Temer enviou ao Legislativo novo projeto que visa a reduzir 27% a floresta do Jamanxim, no Pará. O texto transformaria o total de 350 mil hectares em área de preservação ambiental. O PL 8.107 substitui a Medida Provisória 756, que Temer vetou em junho, após críticas de ambientalistas e que previa uma redução ainda maior da Flona, de 37% da área total.

Na justificativa do novo PL, o ministro Sarney Filho (PV-MA) afirmou que a região “tem sido palco de recorrentes conflitos fundiários e de atividades ilegais de extração de madeira e de garimpo associados a grilagem de terra e a ausência de regramento ambiental“. Ele diz que o projeto tem a intenção de “promoção do manejo florestal de uso múltiplo e de forma sustentável dos recursos naturais renováveis, a manutenção e proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, a educação florestal e ambiental, a manutenção de amostras do fragmento do ecossistema e o apoio ao desenvolvimento de métodos de exploração sustentável dos recursos naturais".

A floresta nacional tem uma área 88% preservada, segundo dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).