Após denúncia, outra parente de Adelmir Santana é demitida

Dossiê investigado pela PF e MPDFT apura fraudes no Sistema S

Mais uma parente do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, foi demitida. Desta vez, o corte recaiu sobre Flávia Santana Torres, então assessora III no Serviço Social do Comércio (Sesc). O Sesc faz parte do Sistema S, que engloba a Fecomércio, o Sesc e ainda o Senac. Os órgãos estão na mira do Ministério Público do Distrito Federal e da Polícia Federal, que investiga suposto nepotismo cruzado dentro das instituições, conforme revelou com exclusividade o Diário do Poder.

Flávia, parente do presidente do Instituto Fecomércio, estava trabalhando na ouvidoria do Sesc, com salário de quase R$ 5 mil. Segundo a assessoria da federação, ela foi demitida na terça-feira (13), duas semanas após a matéria do Diário do Poder.

No dia, 8 Maria do Espírito Santo Batista, que ocupava cargo de chefe na Diretoria de Divisão do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cunhada de Adelmir Santana, foi demitida. O salário de Maria era de quase R$ 18 mil.

Em 4 de setembro o Diário do Poder revelou que uma série de denúncias envolvendo o ex-senador Adelmir Santana embasam um volumoso dossiê em posse do MPDFT e da PF. O documento, com 410 páginas, aponta um grande conjunto de irregularidades. Entre elas, nepotismo cruzado em pelo menos 13 pessoas ligadas a Santana, como Gilimara Batista Reis Valentim, parente da mulher de Adelmir, e Graziela Dias de Oliveira, sobrinha de Adelmir. Conforme a denúncia, Adelmir também se livrou da despesa pessoal de pagar o salário do seu motorista, Vito Antônio de Aguiar, acomodando-o no Senac.