Advogado de Donadon manobra para que votação seja secreta

Presidente da Câmara decidirá sobre o pedido

O advogado do deputado-presidiário, Natan Donadon, procura brechas na lei para que a votação que definirá o destino do mandato do parlamentar seja aberta. O defensor do deputado entregou uma solicitação para que os votos sejam secretos. Será a primeira vez que a Câmara votará um processo disciplinar com voto aberto Cabe ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, decidir sobre o pedido

Para o advogado de Donadon, quando o processo foi desencadeado e o deputado foi notificado para oferecer sua defesa, a norma vigente era a da votação fechada. Voto fechado e não pelo voto aberto.? O advogado considera que o voto secreto  vai assegurar a segurança jurídica e os princípios do devido processo legal e da ampla defesa.

Natan Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos de detenção por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. Em uma constrangedora e vergonhosa votação secreta, realizada em agosto do ano passado, os deputados federais preservaram o mandato de Donadon, que cumpre pena na Papuda, no Distrito Federal.