Academia surpreende e anuncia Nobel de Literatura para Bob Dylan

Prêmio é pela criação de 'nova expressão poética' na música

O Prêmio Nobel de Literatura 2016 será entregue ao cantor e compositor americano Bob Dylan, segundo anuncio realizado nesta quinta-feira (13) durante evento no salão da Bolsa da cidade de Estocolmo, na Suécia. A secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, explicou que Dylan, 75, foi escolhido "por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana".
O cantor lançou há 54 anos seu primeiro disco, "Bob Dylan", em 1962. Já seu primeiro livro foi a coletânea de poesias "Tarantula", de 1971.

É autor ainda do best-seller autobiográfico "Crônicas: Volume um", lançado originalmente em 2004. A ideia inicial é que autobiografia terá outras duas continuações. 
Nascido Robert Allen Zimmerman em 24 de maio de 1941, em Duluth, Minnesota, nos Estados Unidos, Dylan é um dos maiores nomes da música americana do século XX.

Cresceu em uma família judaica em uma cidade mineradora mas se converteu ao cristianismo em 1979. Ele largou a faculdade e se mudou para Nova York onde se tornou famoso no início dos anos 1960.

Foi em seu segundo disco, "The freewheelin' Bob Bylan", de 1963, que o artista revelou seu talento como compositor – o álbum de estreia, do ano anterior, tinha somente duas canções originais. "The freewheelin'" tem a faixa que talvez seja o maior clássico de Dylan, "Blowin' in the wind".
Dylan venceu dez vezes o Prêmio Grammy, e em 2004, foi eleito pela revista americana "Rolling Stone" o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles.