“A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia”, afirma presidente do STF

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Luiz Fux saudou profissionais do setor

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, celebrou, nesta quarta-feira, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado ontem, 3 de maio. “A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia”, afirmou, na abertura da sessão plenária desta quarta-feira.

Em nome do Tribunal, o presidente cumprimentou jornalistas de todo o país, com destaque para quem cobre diariamente a Suprema Corte, bem como profissionais de cinegrafia, fotografia, edição e redação. Segundo ele, o empenho na produção e na divulgação de notícias voltadas a informar a sociedade propiciam “sua autodeterminação, suas escolhas e sua formação de juízo de valor”.

Como forma de valorização e de defesa da imprensa livre, o presidente do Supremo anunciou a abertura, nesta quinta-feira (5), a exposição “Liberdade e Imprensa – o papel do Jornalismo na Democracia Brasileira”, promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no Museu do STF.

Até o dia 4/7, estarão expostos anúncios publicados nos últimos anos sobre combate à desinformação, tanto nas eleições quanto durante a pandemia da covid-19, e sobre a importância do jornalismo para a construção do país. Segundo a ANJ, em tempos de desinformação e fake news, o jornalismo profissional nunca foi tão importante. A entidade destaca a importância de realizar a mostra nas dependências do STF, o guardião da Constituição Federal, e lembra que imprensa livre e democracia são inseparáveis.

Serviço:

Exposição “Liberdade e Imprensa – o papel do Jornalismo na Democracia Brasileira”
Local: Museu do STF
Visitação: A visita pública ao museu é livre às segundas e às sextas-feiras, de 14h às 18h, dias em que não há sessões no STF. Nos demais dias, ela faz parte das visitas guiadas ao STF, que terminam no Museu, mediante agendamento. (Com informações STF e ANJ)