Volks apresenta o Delivery 11.180 4×4, caminhão leve com tração integral

Apresentado na Fenatran 2019, o modelo é o primeiro do tipo no país

A Volkswagen apresenta o Delivery 11.180 4×4, único caminhão leve com tração integral do país. Apresentado na Fenatran 2019, o modelo já está disponível no mercado brasileiro e chega para completar o portfólio de soluções inovadoras da família Delivery. 

A produção em linha do modelo foi iniciada em outubro na planta de Resende, no interior do Rio de Janeiro. E já está disponível nas cerca de 150 concessionárias da marca pelo Brasil.

É o primeiro caminhão leve com tração integral do país.

O projeto do eixo trativo dianteiro do Delivery 11.180 4×4 foi desenvolvido com exclusividade para a marca, em uma parceria com a Dana. A tração 4×4 se dá por meio do uso de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em qualquer aclive.

As características off-road são evidenciadas por vários aspectos, como a altura em relação ao solo de 196mm, superior à da versão 4×2, assim como os ângulos de entrada e saída de, respectivamente, 30° e aproximadamente 40°. A cabine também ganhou um degrau adicional para facilitar o acesso. 

Entre os opcionais, guincho no para-choque dianteiro.

Segunda a marca, o caminhão foi desenvolvido para permitir o uso em qualquer aplicação e traz de série pneus de uso misto (235/75 R17.5) para operações com tração integral. O motor gera 175 cavalos e 61,8kgfm de torque. Além disso, as suspensões foram reforçadas, o que inclui o uso de molas trapezoidais na parte traseira.

Ele está disponível com distância entre-eixos de 4.000mm e plataforma de carga com 4.500mm de comprimento, o que possibilita a adequação a diversos tipos de implementos. 

A cabine é a mesma da versão 4×2.

Outra inovação do projeto é a inclusão da função roda livre na tração dianteira. Por meio do acionamento de um mecanismo simples, com o veículo parado, o condutor pode desconectar as rodas dianteiras do sistema de tração, fazendo com que o Delivery se torne um 4×2 convencional, nas ocasiões em que a tração integral não se faz necessária. 

De acordo com a montadora, na prática, isso se traduz no comportamento ideal do caminhão na estrada ou fora dela, além de proporcionar a redução de ruído, um menor desgaste de componentes e a redução do consumo de combustível.

A cabine ganhou um degrau a mais.

No exterior e no interior, o veículo traz vários detalhes que o distinguem da versão 4×2, como o badge 4×4 nas portas e nos bancos, que são pneumáticos, gerando maior conforto na condução, que possuem costura verde e têm revestimento em courino.

O Delivery 11.180 pode ganhar um visual ainda mais “invocado”, com o Show Car Package, um kit de peças que pode ser instalado no BMB, o centro de customizações exclusivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Mais do que o apelo estético, os itens (como guincho elétrico, quebra-mato, kit de luzes e farol de milha) são úteis para o dia a dia na operação do veículo.

1/8Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Fotos: Volks. Volkswagen Delivery 11.180 4x4. Volkswagen Delivery 11.180 4x4.