Se veto não cair, senador diz que 1 milhão perderão empregos no setor sucroalcooleiro

Congresso se preparara para derrubar vetos de Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha

Alessandro Vieira durante a entrevista.

Só o setor sucroalcooleiro pode eliminar 1 milhão de empregos se o veto à desoneração da folha das empresas não for derrubado, segundo estimativa citada nesta terça-feira (14) pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), durante entrevista ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. Segundo ele, somadas as vagas que seriam perdidas em outros 16 setores da economia, o número pode subir para 6 milhões.

Num cenário de crise, cada desempregado é um consumidor a menos, dificultando ainda mais a retomada do crescimento. Por isso, a maioria do Congresso quer mudar a decisão do governo, afirma o senador.

“Hoje, a maioria dos parlamentares defende a derrubada do veto. A manutenção de empregos durante a pandemia é essencial. A gente deve ter esse foco”, disse Alessandro Vieira.

Construção civil, confecção, calçados, call center, comunicação e transportes são alguns dos outros segmentos que seriam afetados.

Para o senador, a pressão da equipe econômica acabou colocando o governo numa posição difícil: “Quando você deixa de proteger empregos durante a crise nos parece ser uma medida extremante equivocada”.

Atualmente, as empresas desses 17 setores pagam imposto de até 4,5% sobre o faturamento bruto. Se mudar mesmo, passariam a ser cobradas em 20% sobre a folha de pagamentos, a partir de janeiro. Para justificar o veto à desoneração até 2021, o Planalto acena com uma proposta de reforma tributária.

O senador Alessandro Vieira foi entrevistado por Claudio Humberto, Thays Freitas e Pedro Campos, no Jornal Gente.