Maia ataca Weintraub, que demitiu seu apadrinhado do bilionário FNDE

Indicado por Rodrigo Maia foi demitido pelo ministro seis meses após sua posse

Durante evento promovido pelo banco Credit Suisse, em São Paulo, nesta quarta-feira (29), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro Abraham Weintraub (Educação), utilizando palavras duras que soam como música à oposição.

Maia não perdoa Weintraub por demitir seu indicado à ambicionada presidência da Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo orçamento supera os R$60 bilhões por ano. Roberto Dias, o apadrinhado de Maia, foi demitido em dezembro seis meses após assumir o cargo.

Dias é irmão de Alexandre Baldy, ex-ministro de Cidades e atual secretário de Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, e ambos são muito ligados ao presidente da Câmara.

“Como que faz para o investidor olhar que o Brasil tem um ministro da Educação desse?”, provocou Maia. “Nosso país não tem futuro, né? Não tem futuro. Parece um passado ruim, porque conseguiu fazer de um cara desse o ministro da Educação… que construção que nós tivemos”.

Nesta quinta (30), ele voltou a atacar Weintraub: “O ministro da Educação atrapalha o Brasil, atrapalha o futuro das nossas crianças, está comprometendo o futuro de muitas gerações”, disse ele em outro evento promovido por um banco em São Paulo. “Cada ano que se perde com a ineficiência, com um discurso ideológico de péssima qualidade na administração, acaba prejudicando os anos seguintes. Mas quem demite e quem nomeia ministro é o presidente”, afirmou.

Para não chamar atenção de suas razões de suas desavenças com Weintraub, Rodrigo Maia também atacou o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), afirmando que ele perdeu “as condições de ser o interlocutor” do governo na área, sem explicitar as razões da crítica.

Recordista no uso abusivo de jatos da FAB, com 238 viagens somente em 2019, o presidente da Câmara não fez qualquer comentário sobre o episódio em que o presidente Jair Bolsonaro demitiu o secretário executivo da Casa Civil por viajar da Suíça à Índia nas asas da FAB.