Trump diz que cancelou retaliação ao Irã ao saber que ataque mataria 150 pessoas

Na segunda-feira, o Irã derrubou um drone norte-americano que teria invadido o seu espaço aéreo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (21), em entrevista à NBC News, que estava prestes a aprovar ataques contra o Irã pela derrubada de um drone norte-americano, mas que não gostou da ideia de matar pessoas como forma de retaliação.

Trump disse que perguntou a seus generais quantas pessoas poderiam morrer na operação. “E eles voltaram e disseram: ‘Senhor, aproximadamente 150’. E pensei nisso por um segundo. Eu disse: ‘Sabe de uma coisa? Eles derrubaram um avião não tripulado… e aqui estamos sentados com 150 pessoas mortas’…. E eu não gostei disso. Não achei que fosse proporcional.”

O ocupante da Casa Branca também declarou que os Estados Unidos aplicaram novas sanções contra Teerã, mas não disse quais são.

“Na segunda-feira, eles derrubaram um drone não tripulado que sobrevoava águas internacionais. Nós estávamos armados e prontos para retaliar na noite passada em três frentes diferentes quando eu perguntei quantos morreriam. ‘Cento e cinquenta pessoas, senhor’, respondeu um general. Dez minutos antes, eu parei o ataque, desproporcional ao abate de um drone não tripulado”, disse o americano.

“Eu não tenho pressa, nossas Forças Armadas foram reconstruídas, estão novas e prontas, de longe as melhores do mundo. As sanções já são penetrantes e outras foram aplicadas nesta noite. O Irã nunca poderá ter armas nucleares, não contra os Estados Unidos e contra o mundo!”, completou.

O Irã afirma que a derrubada do drone foi um ato de defesa, já que o equipamento teria invadido o seu espaço aéreo. Pouco antes dos comentários de Trump, o governo iraniano divulgou imagens do que afirma serem destroços do drone e disse que o aparelho foi advertido duas vezes antes do abate. Informou ainda que se absteve de derrubar outro avião militar americano, com 35 tripulantes, que teria invadido o seu espaço aéreo junto com o drone.