Ministro diz à bancada federal alagoana que prioriza soluções para famílias do Pinheiro

Canuto quer agilizar desocupação de área de risco, diagnóstico do problema e liberação de crédito

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, recebeu nesta terça-feira (26) parte da bancada federal alagoana para debater a grave situação do bairro do Pinheiro, que teve ampliadas rachaduras no solo após tremores de terra ocorridos há um ano, em Maceió (AL). Na reunião solicitada pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), Canuto disse que a ação prioritária de seu ministério é buscar soluções para as famílias que moram na região, liberando ajuda humanitária e agilizando o diagnóstico do problema. O encontro no gabinete do ministro em Brasília (DF) contou com a presença da Defesa Civil Nacional e dos deputados Tereza Nelma (PSDB-AL)), Marx Beltrão (PSD-AL) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

O Secretário Nacional de Proteção da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, revelou aos parlamentares que o bairro do Pinheiro é o problema “número um” da Defesa Civil Nacional neste momento. Ele considerou a situação grave, e acredita que a retirada de todas as famílias da zona vermelha de risco é a ação mais urgente, neste momento.

O coronel exaltou que a divulgação de informações de forma transparente, com agilidade e organização para as famílias é fator crucial para momentos de crise, no contexto de sofrimento da população do bairro, causado pela indefinição de seu futuro. Alexandre Lucas disse estar prestando apoio à Defesa Civil local.

Uma modificação na atual legislação foi sugerida pelo senador Rodrigo Cunha, a fim garantir às pessoas afetadas pelo colapso do bairro o direito de sacar seus saldos de Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS). “As pessoas que estão lá precisam de um abraço coletivo de todos nós”, disse Rodrigo Cunha na reunião.

Ao lembrar que a Defesa Civil Municipal já iniciou a desocupação de imóveis da área de maior risco, o ministro afirmou que o Governo Federal já liberou R$ 2,9 milhões da União para a ajuda humanitária dos aluguéis sociais para as famílias. E disse também tenta agilizar para o mais rapidamente possível a conclusão do laudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), através de contato com o Ministério de Minas e Energia.

Segundo a assessoria de comunicação do senador Rodrigo Cunha, o ministro do Desenvolvimento Regional ainda afirmou que irá pedir ao Banco do Nordeste a abertura de uma linha de crédito e microcrédito para micro e pequenos empreendedores, bem como uma linha de crédito habitacional junto à Caixa Econômica e ao Banco do Brasil, solicitando que esses bancos priorizem os pedidos dos moradores do Pinheiro. E uma inspeção predial nos imóveis do bairro também está sendo viabilizada.

“Toda a mobilização feita nas últimas semanas por toda a bancada federal resultou no que eu vi hoje, que foi o Secretário Nacional da Defesa Civil dizer que a prioridade número um do país hoje, quando se trata de Defesa Civil, é o bairro do Pinheiro”, afirmou Rodrigo Cunha, ao comentar sua segunda ação do dia dedicada ao bairro do Pinheiro, após conseguir apoio unânime da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), presidida por ele, para aprovar a realização de uma audiência pública para discutir e buscar soluções céleres para os moradores do bairro.

Depois de afirmar, em janeiro, que seu governo priorizaria ações para descobrir as causas do fenômeno, a atividade da mineração da Braskem no bairro do Pinheiro foi apontada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) como causadora das rachaduras que colocaram o bairro em risco de desabamento de imóveis. Mas a subsidiária da Odebrecht garante que atua com segurança.

Mobilização da bancada

O deputado federal Marx Beltrão, que coordena a bancada de Alagoas no Congresso Nacional, lembrou que o encontro organizado pelo senador Rodrigo Cunha somou-se aos esforços que os parlamentares alagoanos empreendem em Brasília, em favor dos moradores do bairro do Pinheiro.

“Solicitamos mais clareza e agilidade por parte da responsável pelos estudos geológicos na localidade, a CPRM. Também apelamos por mais informações e mais respostas à comunidade, que está unida no movimento SOS Pinheiro. A população do bairro respeito merece e tem nosso apoio”, escreveu Marx Beltrão, em suas redes sociais.

A deputada Tereza Nelma ressaltou que a situação do bairro do Pinheiro é de extrema urgência, com muitas pessoas saindo de suas casas. “É preciso saber o que acontece naquele bairro. Pedimos total atenção do governo federal. É preciso envolver todos os entes federativos nessa resolução e buscar respostas rápidas e efetivas. A Defesa Civil Nacional afirmou que este caso é prioritário para eles. Nossa cobrança continua, para que as pessoas moradoras do Pinheiro passam ter de volta sua vida sossegada, o mais rápido possível. E eu não vou sossegar enquanto isso não acontecer”, afirmou a deputada tucana.