Piauí suspende contratação de jatinho para mordomia de governador do PT

Secretaria de Administração e Previdência não aponta cancelamento do pregão, apenas revisão e avaliação do contrato

O Governo do Piauí suspendeu a licitação para a contratação de um jatinho e um helicóptero que ficariam à disposição do governador Wellington Dias (PT) e de sua família.

Conforme noticiado pelo Diário do Poder no último domingo (25), seriam gastos R$26,2 milhões dos impostos do contribuinte piauiense para locação das aeronaves para serem usadas por um ano.

Em nota, a Secretaria de Administração e Previdência do estado anunciou a “suspensão” do pregão, mas não o seu cancelamento. Segunda a pasta, “a suspensão acontece para que o edital possa ser revisado e avaliado”.

“A presente licitação visa atender às necessidades de transporte aos órgãos do Governo Estado do Piauí em atividades executivas oficiais, como Gabinete do Governador, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias de Segurança, Saúde e Justiça, entre outros”, insiste o governo no comunicado.

O edital aponta que o jato deve ter autonomia mínima necessária para fazer voos diretos de Teresina, no Piauí, para São Paulo. Já o helicóptero ficaria reservado para passeios pelo estado. Somente os pernoites das aeronaves custaria R$ 292 mil para o governo do reeleito Wellington Dias.

No edital, há a previsão de viajar até 222.200 km com o jato, equivalente a 86 trechos Teresina-São Paulo. O contrato inclui ainda o serviço de pilotos habilitados.