Fake news podem colocar em risco o processo democrático, diz Fux

Se notícias falsas influenciarem resultados, pleitos podem até ser anulados

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, a divulgação de fake news podem colocar em risco o processo democrático. Se chegarem a influenciar o resultado final, algum pleito pode até ser anulado, segundo o ministro.

“Estamos chegando às eleições, com voto livre, inclusive da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”, disse Fux. Segundo ele, há inclusive a “possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições forem fruto dessas notícias falsas”, declarou.

Para coibir esse tipo de prática, o TSE irá atuar de maneira significativa para punir quem divulga notícias falsas. O ministro afirmou que elaborou, junto com entidades e marqueteiros, um documento que possibilita uma operação conjunta contra as fake news. “No combate às fake news, precisamos de mais certeza e de mais imprensa.”

Fux fez as declarações durante a abertura do seminário Impactos Sociais, Políticos e Econômicos das Fake News, da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

Para o presidente da Abratel, Márcio Novaes, a melhor forma de combater as fake news “é fazendo um jornalismo de verdade”.

“Antes de tudo, notícia chamada de falsa não poderia ser chamada de notícia porque a verdade é o princípio do jornalismo. Nós contamos com leis que protegem quem informa e nós contamos com leis que protegem quem é informado. Temos o sagrado direito de acesso à informação; temos os crimes de injúria e difamação. Os jornais estão embaixo desse guarda-chuva e seguem o que diz a lei. Como julgar empresas que não têm a obrigação de seguir essa legislação?”, questionou Novaes. (Com informações da Agência Brasil)