Espanto: deputados devolvem milhas aéreas para uso de quem precisa

Há deputados como Rose Modesto para quem as milhas aéreas são do povo

Deputada federal de primeiro mandato cheia de boas intenções, Rose Modesto (PSDB-MS) quase criou um problema ao decidir devolver as milhas que acumulou com as passagens aéreas. Para ela, as milhas pertencem a quem paga a conta, não a quem faz a viagem, que nos custa caro: só em 2018, deputados e senadores gastaram R$53 milhões em passagens aéreas. Rose Modesto se encontrou no site milhasdopovo.com, destinado a quem precisa viajar e não tem dinheiro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A Câmara lava as mãos, informando que as milhas “envolvem uma relação entre passageiros e companhias aéreas”. O povo que se lixe.

O Ato da Mesa nº43, de 2009, que lista as regalias dos deputados, ignora o tema “milhas”. Dez anos depois, tudo continua como está.

Milhas do Povo é um site do instituto Reclame Aqui. Basta contar por que precisa viajar e aguardar que um parlamentar se sensibilize.

As milhas de deputados têm sido usadas para que atletas pobres participem de competições ou doentes viagem para tratamento.