CPI do BNDES ouve ex-ministro Palocci em reunião secreta

Tudo que o ex-ministro da Fazenda revelar ficará sob sigilo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ouve nesta tarde (29), na Câmara dos Deputados, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci. Porém, a reunião será fechada e as informações obtidas serão sigilosas, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para supostamente “preservar” as revelações do corrupto confesso em seus acordos de delação premiada.

A comissão tem objetivo de investigar contratos, com ênfase nos contratos internacionais, firmados pelo banco entre os anos de 2003 e 2015. Sendo assim, a expectativa do colegiado é que Palocci possa esclarecer quais foram os tramites de contratos internacionais.

Para a deputada Paula Belmonte (PPS-DF), o ex-ministro dos governos petistas de Lula e Dilma Roussef foi peça chave nas negociações entre o BNDES e grandes empresas, conforme apontam diversas delações no âmbito da operação Lava-Jato.

“O ex-Ministro deve esclarecer as graves acusações nas denúncias do MPF envolvendo o objeto desta CPI, em especial elucidar se e como se dava a intermediação política nas decisões técnicas do Banco”.