CPI do BNDES ouve Palocci em reunião secreta. Para proteger o quê?

Convocação atende ao pedido da deputada Paula Belmonte

A CPI do BNDES ouve nesta quarta-feira (29), a partir das 14h30, o ex-ministro Antônio Palocci, que atuou nos governos Lula e Dilma, do PT. Segundo informações da secretaria do colegiado, a reunião será fechada, sabe-se lá por quê. Com isso, as revelações e os dados informados serão mantidos sob sigilo. Ninguém esclarecem o quê e a quem se pretende proteger com tanto segredo.

A expectativa é que Palocci preste esclarecimentos sobre corrupção envolvendo contratos internacionais, objeto de investigação da CPI.

A deputada Paula Belmonte (PPS-DF), que com o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) pediu a convocação do ex-ministro, destaca que o ministro da Fazenda deLula foi figura crucial na “interlocução” de grandes empresas com o BNDES, conforme apontam diversas delações no âmbito da operação Lava-Jato.

Ela espera que “o ex-ministro possa esclarecer as graves acusações nas denúncias do MPF envolvendo o objeto desta CPI, em especial elucidar se e como se dava a intermediação política nas decisões técnicas do Banco”.