Canadá aprova lei que legaliza uso da maconha para fins recreativos

País é o primeiro do G7 a aprovar uso da maconha em todo o território

O Senado do Canadá aprovou na noite desta terça-feira, 19, a legalização do uso recreativo da maconha em todo o território do país. O projeto foi aprovado por 52 votos favoráveis e 29 contrários. A partir de setembro, já será possível comprar e consumir cannabis legalmente no país.

Com a aprovação, o Canadá se torna o primeiro país do G7 a legalizar a maconha em todo o território. O país, que já havia permitido o uso medicinal da maconha em 2001, é o segundo a legalizar o consumo recreativo da erva – em 2013, o Uruguai legalizou a produção e venda da maconha. Nos EUA, apenas alguns Estados aprovaram o uso recreativo.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau já havia se manifestado a favor da aprovação da proposta. Além disso, ele defende publicamente, o cultivo doméstico da maconha. Após a aprovação, Trudeau tuitou que, até agora, “tem sido muito fácil para os nossos filhos obter maconha – e para os criminosos colher os lucros”.

O projeto de lei foi apresentado pelo próprio Executivo canadense e, antes de ser aprovado pelos senadores, passou pela Câmara dos Deputados.

O projeto agora seguirá para sanção da governadora-geral do país, Julie Payette, representante da Coroa Britânica no Canadá.