Bolsonaro demite Mandetta e escolhe Nelson Teich para ministro da Saúde
Médico carioca, Nelson Teich foi convidado e aceitou assumir o Ministério da Saúde
O médico carioca Nelson Teich foi convidado e aceitou assumir a titularidade do Ministério da Saúde, em substituição a Luiz Henrique Mandetta, demitido do cargo após estabelecer divergências com o chefe, presidente Jair Bolsonaro.
Especializado em oncologia, Teich é também empresário na área de saúde e tem o perfil técnico que o presidente Bolsonaro buscava, para substituir o ex-ministro.
O convite ao médico foi noticiado em primeira mão pela TV BandNews, no fim da tarde desta quarta-feira (15). Mandetta já havia sido comunicado da demissão na noite de terça-feira (14).
Tão logo saiu da audiência em que foi demitido, Mandetta divulgou em seu Twitter que de fato estava forra do cargo.
O novo ministro, Nelson Teich, nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). É sócio da Teich Health Care, consultoria de serviços médicos.
Teich também já atuou como consultor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, comandada por Denizar Vianna.
O novo ministro da Saúde tem publicado artigos sibre o novo coronavírus, defendendo inclusive o isolamento horizontal. Para ele, “toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social”.