Projeção no Congresso lembra as vítimas dos nazistas no holocausto

Lembra também os judeus que conseguiram se rebelar contra o massacre

As chamadas “torres gêmeas” do Congresso Nacional, em Brasília, ganharam projeção de uma frase impactante, “Holocausto nunca mais!”, remetendo ao massacre nazista que matou mais de seis milhões judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

A frase é uma referência ao Dia do Holocausto e do Heroísmo — “Yom HaShoá VehaGvurá”, em hebraico, e foi projetada a pedido da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Lembra também o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em algumas cidades ocupadas pelos nazistas e em alguns campos de concentração.

Além de manter viva a memória das vítimas do nazismo, de acordo com a Conib, o objetivo da data é fazer o Holocausto chegar ao conhecimento de todos, servindo de alerta contra o antissemitismo.

Conforme o calendário judaico, o Yom HaShoá VehaGvurá é lembrado em 27 do mês de Nissan, que no calendário gregoriano corresponde ao início da noite de 1º de maio até o pôr do sol do dia 2, feriado nacional em Israel. Segundo a Conib, nessa data aos estabelecimentos públicos do país permanecem fechados, as sirenes de ataques aéreos soam e os israelenses param por dois minutos em homenagem às vítimas do nazismo.