Parabéns para eles no seu dia. Flores para elas em todos os dias

Hoje comemora-se o Dia do Diplomata.

Nos tempos difíceis em que vivemos, nós, diplomatas, andamos muito precisados do comemorações.

Nossas mulheres, companheiras e parceiras também.

Costuma-se dizer, com muita sabedoria, que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Isso não é menos verdade quando se fala especificamente de um diplomata, pois por trás de um grande diplomata há sempre uma grande mulher de diplomata.

Todos nós valorizamos e enaltecemos nossas esposas como parceiras leais nessa nossa empreitada de vida diplomata, onde nem tudo são flores.

É certo que há quem invoque o chamado roteiro “Elizabeth Arden” para, com certa maledicência, referir-se a destinos e endereços glamourosos dos diplomatas a serviço no exterior, como Paris, Londres ou Nova York.

Muitos desses detratores, decerto involuntários, esquecem ou desconhecem que existe um outro roteiro denominado “Indiana Jones”, que inclui paragens inóspitas e insalubres, onde a nobreza e o sentido de missão de nossa Carreira nos obrigam a servir.

Lá, como alhures, nossas mulheres e companheiras, essas guerreiras lindas, sempre souberam como poucas semear e construir um jardim de preciosas espécies de cores e aromas e as regassem todo dia com dedicação e cumplicidade em situações não raro árduas e espinhosas. Pois que flores tem seus espinhos. Conciliando, ademais, esses cuidados, com outros não menos árduos, com aqueles de esposas, mães extremadas, soberanas dos nossos lares.

Por isso, hoje, ao celebrarmos o Dia do Diplomata, exaltamos o papel da mulher do Diplomata, que nos acompanham mundo afora como bastiões inexpugnáveis de nossas carreiras, fiadoras de nossos êxitos profissionais e conforto e alívio de nossos fracassos eventuais.

Dante Coelho de Lima é embaixador.