Segunda Turma começa a julgar ação contra Gleise e Paulo Bernardo

O casal é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a ação penal contra a senadora e presidente do PT, Gleise Hoffmann (PR) e seu marido, o ex-ministro petista Paulo Bernardo. O empresário Ernesto Kugler Rodrigues, também será julgado.  A Segunda Turma é composta pelos ministros Edson Fachin, relator da ação, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Os ministros irão analisar a ação, no âmbito da Operação Lava Jato, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Em dezembro do ano passado, Raquel Dodge pediu a condenação do casal e o pagamento, como forma de indenização aos cofres públicos de R$ 4 milhões.

Segundo a denúncia, os três agindo de “modo livre, consciente e voluntário” pediram e receberam R$1 milhão desviado da Petrobras para a campanha de Gleisi.

O valor foi pago em quatro parcelas por meio de empresas de fachada, do doleiro Alberto Youssef, contratadas pela Petrobras e pelas empresas de Rodrigues. O ex- diretor de Abastecimento da petrolífera, Paulo Roberto Costa teria sido o responsável por liberar os recursos, em busca de apoio para permanecer no cargo.