PF captura bandido mais procurado do país, acusado de mega-vazamento de dados

Marcos Roberto Correia da Silva, o “Vandathegod”, foi preso em Uberlândia, em Minas

Foi preso em Uberlândia (MG) pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (19), o bandido mais procurado do Brasil: Marcos Roberto Correia da Silva, o “Vandathegod”, hacker acusado de vazar os dados e informações de 223 milhões de pessoas, incluindo do presidente da República.

O hacker acusado crime teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça, mas no âmbito da Operação Deepwater, a PF também cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Petrolina (PE).

O inquérito foi solicitado em 28 de janeiro pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e conduzido pela diretoria de Inteligência da PF, mas as ordens  judiciais foram expedidas pelo ministrop Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outro hacker, conhecido como “JustBR”, também é investigado pela PF por divulgar e vender esses dados protegidos por sigilo, mas acabaram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas.

Foram colocados à venda, em fóruns na internet, mais de 223 milhões de CPFs, além de informações detalhadas como nomes, endereços, renda, imposto de renda, fotos, beneficiários do Bolsa Família e scores de crédito.

“Após diversas diligências, a Polícia Federal identificou o suspeito pela prática dos delitos de obtenção, divulgação e comercialização dos dados, bem como um segundo hacker, que estaria vendendo os dados por meio suas redes sociais”, disse a Polícia Federal, em nota. A identidade do preso ainda não foi revelada.