Cálculo independente aponta vitória da oposição venezuelana

Os números foram validados por estatísticos e cientistas políticos brasileiros

Cálculos da AltaVista, plataforma desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos da Venezuela, apontam que Edmundo Gonzáles Urrutia venceu as eleições venezuelanas do último domingo (28).

Os dados apontam que Urruti, opositor a Nicolás Maduro, recebeu 66,23% dos votos, enquanto o ditador obteve menos da metade deste valor, 31,27%.

Os números foram validados por estatísticos e cientistas políticos brasileiros.

O método foi pensado para evitar fraudes. Antes mesmo das eleições, 1,5 mil urnas, das mais de 30 mil, foram selecionadas aleatoriamente para coleta de dados. Apesar da escolha aleatória, foram observados critérios de zonas de influência eleitoral para que não houvesse predominância governista ou oposicionista.

O mapeamento foi realizado considerando dados históricos de eleições anteriores, o que auxiliou no rankeamento das urnas entre 0 e 7 para atribuir as mais ou menos chavistas.

A organização ainda contou com voluntários credenciados da equipe que enviaram fotos das atas eleitorais dos centros de votação. A meta era obter dados de 1,5 mil comprovantes de votação, mas alguns voluntários foram impedidos de acessar as seções e a plataforma obteve dados de 971.