Ucrânia negocia com a Rússia abertura de mais dez corredores humanitários

Corredores beneficiarão áreas sitiadas do leste ucraniano

A Ucrânia negociou, neste sábado (9), a abertura de mais dez corredores humanitários com a Rússia, incluindo as regiões sitiadas e sob ataque do exército russo.

O acordo ocorreu um dia após um dos ataques mais mortais ocorridos durante a guerra na Ucrânia. Nesta sexta-feira (8), dois mísseis atingiram uma estação de trem em Kramatorsk, na região separatista de Donbass, onde mais de 4 mil pessoas esperavam o transporte para deixar a área sob ação militar.

A autoria do bombardeio não foi reivindicada, apesar das autoridades locais afirmarem que os mísseis foram disparados pelas tropas russas. Entretanto, o Kremlin e o Ministério da Defesa russo negam que a ação seja de seu exército.

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse que “todas as rotas dos corredores humanitários na região de Luhansk funcionarão em caso de cessar-fogo pelas forças de ocupação russas”.

Os ataques russos continuam pelo território ucraniano e, neste sábado (9), um depósito de munições na Base Aérea de Myrhorod foi destruído. Um avião-caça MiG-29 da força aérea ucraniana e um helicóptero Mi-8 também foram destruídos.