Resultados parciais apontam vitória de Erdogan em eleição presidencial na Turquia

Atual mandatário lidera com 58,7%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, que tem 26,87%

Resultados parciais das eleições presidenciais na Turquia, que acontecem neste domingo (24), apontam uma ampla vitória do atual mandatário, Recep Tayyip Erdogan, de acordo com a agência de notícias semiestatal do país, Anadolu.

Até o momento, 24% dos votos foram apurados: Erdogan lidera com 58,7%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, que aparece com 26,87% nas análises preliminares. O apurado até agora vai contra os dados divulgados pelo Partido Republicano do Povo (CHP). Segundo a maior sigla da oposição, Erdogan tinha 45% e Ince, 41% – o que levaria a um segundo turno, em 8 de julho.

Após o fechamento das urnas, Ince fez um pronunciamento, pedindo que os eleitores não se impressionassem com os primeiros resultados divulgados, já que o governo começa a contar os votos dos municípios que costumam o apoiar Erdogan.

Cerca de 56 milhões de turcos foram convocados a ir às urnas neste domingo para votar para presidente e deputados. O pleito é considerado importante para a implementação da reforma constitucional aprovada em 2017, que outorga todos os poderes executivos ao chefe do Estado. (Com informações da Agência EFE)