Presidente da Assembleia venezuelana é detido pelo regime de Nicolás Maduro

Juan Guaidó havia se declarado presidente interino do país um dia após Maduro tomar posse para o segundo mandato

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, foi detido neste domingo (13) por agentes de inteligência do regime do ditador Nicolás Maduro.

Eleito presidente do Parlamento de maioria opositora no último dia 5, Guaidó se declarou presidente interino do país na sexta-feira (11), um dia após Maduro tomar posse para um segundo mandato contestado dentro e fora da Venezuela.

O deputado opositor de 35 anos estava a caminho de um comício no estado de Vargas, vizinho a Caracas, quando agentes do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência) interceptaram o veículo de Guaidó em uma rodovia da capital venezuelana.

Guaidó, que estava com a esposa e a filha, foi levado pelos agentes, mas liberado momentos depois, segundo um funcionário da Assembleia.

Apesar da declaração de Guaidó, o Parlamento não tem força política para se impor a Maduro. Desde 2017, o Legislativo teve seus poderes esvaziados pelo regime e repassados para a Assembleia Nacional Constituinte, controlada pelo governo. (FolhaPress)