Milhares de manifestantes tomam as ruas da capital da Belarus neste domingo

Protestos tiveram início em agosto, após contagem de votos que reelegeram Alexander Lukashenko pela 6ª vez

Uma multidão de bielorrussos foi às ruas de Minsk, capital da Belarus, na manhã deste domingo (13). Das mais de 100 pessoas que protestavam contra a reeleição de Alexander Lukashenko, ao menos 250 foram detidas pela força policial que acompanhavam os manifestantes.

Desde o início dos protestos, em 9 de agosto, mais de 7 mil pessoas foram presas. Apesar da dura ação de combate, as manifestações vêm ganhando força, este é o quinto domingo consecutivo marcado pela presença de milhares de pessoas protestando na capital bielorrussa.

Revolta

Na noite de 9 de agosto, uma pesquisa oficial apontou que Alexander Lukashenko recebeu 80% dos votos, sendo reeleito pela sexta vez. O ditador está no poder há 26 anos. As eleições foram consideradas fraudadas, por causa da expressiva liderança obtida nas urnas.

A vitória do ditador levou multidões às ruas de Minsk desde então. Uma parte da população deseja que o ditador deixe o cargo, já a outra pede por novas eleições coordenadas por um governo de transição. Outras demandas também integram os protestos, como o fim da violência policial e a libertação dos presos políticos.