Bolsonaro embarca para encontrar Trump em Washington
Ex-presidente brasileiro dará uma palestra neste sábado no maior encontro da direita mundial
Jair Bolsonaro embarcou de Orlando para Washington (EUA), nesta sexta-feira, 3, ao lado do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, para encontro com o Donald Trump, ex-presidente americano, e também para palestrar na Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC, da sigla em inglês), amanhã, 4.
“Decolando agora para Washington ao lado do Pr Bolsonaro, hoje sem dúvida o maior líder conservador do planeta. Temos tido reconhecimento por pessoas não apenas do Brasil, mas também de vários outros países por onde temos passado. Vamos participar do maior encontro conservador do mundo, o CEPAC”, escreveu Gilson Machado em publicação no Instagram.
A edição acontece desde o dia 1º de março e vai até este sábado. O discurso de Bolsonaro está marcado para 14h do horário local. A CPAC é conhecida por reunir as principais autoridades da direita mundial.
Segundo Gilson Machado, o encontro com o Trump acontecerá em seguida, antes a palestra do norte-americano, marcada para 16h.
Desde que viajou para os Estados Unidos, em 30 dezembro de 2022, a estadia de Bolsonaro na Flórida tem sido marcada por palestras em igrejas evangélicas ou lives com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda-feira, 27, ele defendeu seus apoiadores presos por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Também no sábado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participará pela segunda vez do evento. O parlamentar havia participado da edição em 2020, em Maryland. Ele organizou as versões brasileiras do evento entre 2019 e 2022.
Este será o primeiro encontro entre Bolsonaro e Donald Trump após sua saída do Palácio do Planalto. Desde que viajou para os Estados Unidos, Bolsonaro não se encontrou com o ex-presidente americano.