ʽParece a tempestade do séculoʼ, diz Biden sobre furacão Milton

O furacão está na categoria 5, a pior categoria de um furacão segundo a escala de Saffir-Simpson

Um furacão irá passar na noite desta quarta-feira (10) pelo estado da Flórida, nos Estados Unidos. O fenómeno natural é uma das tempestades mais potentes a se formarem no Atlântico Norte durante os últimos anos.

O furacão está na categoria 5, a pior categoria de um furacão segundo a escala de Saffir-Simpson. A categoria 5 se refere a tempestades com ventos sustentados acima de 251 km/h (70 m/s, 136 kn ou 156 mph). A gradação vai de 1 a 5 e se baseia na intensidade dos ventos.

Ramon Pontes, brasileiro que atualmente reside em Orlando, uma das principais cidades da Flórida, disse que já vivenciou outros episódios como esse mas lida com tranquilidade.

“Nós moramos aqui há nove anos e meio, experiência pra mim normal, tranquilo, é um fenômeno natural, esse país já está preparado, isso é bem cultural, a gente se acostuma, né”, disse ao Diário do Poder.

O presidente, Joe Biden, alertou na última terça-feira (8) para que os moradores que residem em regiões onde o furacão irá passar, que evacuem a área imediatamente.

“Se você recebeu ordens de evacuação, você deve deixar sua casa agora. Você já deveria ter evacuado. É uma questão de vida ou morte”.

O presidente americano disse que o furacão parece a “tempestade do século”, segundo informações da CNN.

Ramon disse que não irá evacuar a menos que receba uma ordem de evacuação, “não tenho um plano de evacuação, não sairei, se fosse necessário eu desceria ou pra casa de familiares em Boca Raton, que é no sul da Flórida, fica uma hora de Miami mais ou menos, ou eu subiria um pouquinho pra Jacksonville, que é uma cidade onde eu tenho base lá do meu trabalho”.