Conselho do Irã aprova só 6 dos 80 candidatos presidenciais

Candidatos foram aprovados para a disputa presidencial que teve seu pleito antecipado após a morte do ex-presidente

O  comitê iraniano aprovou uma lista de 6 candidatos para concorrer nas eleições presidenciais de 28 de junho, após o acidente de helicóptero que matou o presidente Ebrahim Raisi  e outras autoridades no mês passado.  

O Conselho Guardião do país, órgão que supervisiona as eleições, declarou o início oficial da campanha. Originalmente, a votação estava marcada para 2025.

Dos 80 candidatos iniciais, apenas  seis foram aprovados num processo de verificação pelo Conselho do Irã.

A lista inclui o presidente do parlamento e ex-comandante da Guarda Revolucionária, Mohammad Baqer Qalibaf, e Saeed Jalili, ex-negociador-chefe nuclear e ex-chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional, o principal órgão de segurança do Irã.

Espera-se que a concorrência seja acirrada entre Qalibaf e Jalili, que apoiaram Raisi nas eleições presidenciais de 2021.

“Qalibaf e Jalili estão em polos conservadores concorrentes e é pouco provável que se retirem em favor um do outro”, escreveu Sina Toosi, analista iraniana baseada em DC e membro sênior do Centro de Política Internacional, numa publicação no X.

A lista também inclui Amir Hossein Ghazizadeh Hashemi, Alireza Zakani e Mostafa Pour Mohammad. Também foi aprovado Masoud Pezeshkian, um legislador reformista  que serviu como vice-presidente do parlamento de 2016 a 2020.