Israel confirma que matou comandante do Hezbollah no sul do Líbano

O terrorista era responsável por planejar e executar ataques com foguetes e mísseis antitanque contra tropas israelenses

O Exército israelense anunciou nesta segunda-feira (4) que eliminou Abu Ali Rida, um comandante terrorista do Hezbollah no sul do Líbano. A operação faz parte de uma campanha contínua de bombardeios e incursões terrestres contra o movimento islâmico libanês.

Abu Ali Rida, comandante da região de Baraachit, era responsável por planejar e executar ataques com foguetes e mísseis antitanque contra tropas israelenses, além de supervisionar atividades terroristas do Hezbollah na área. A eliminação foi divulgada em um comunicado nas redes sociais.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) continuam realizando ataques limitados e direcionados no sul do Líbano, visando desmantelar infraestruturas terroristas, localizar armas e eliminar terroristas. Nas últimas semanas, vários terroristas do Hezbollah, incluindo Hassan Nasrallah, foram mortos em ataques israelenses.

A ação militar de Israel resultou no deslocamento de grandes faixas da população libanesa. Segundo autoridades libanesas, mais de 2.800 pessoas foram mortas devido aos ataques israelenses.

Nesta segunda, cerca de 50 foguetes foram disparados do Líbano contra Israel, com 20 atingindo a Galileia Ocidental e 30 a Alta Galileia. Israel afirma que o objetivo é neutralizar o Hezbollah no sul do Líbano para permitir o retorno de aproximadamente 60 mil habitantes do norte do território, deslocados pelos ataques desde o início da guerra em Gaza.