Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai com 49,84% dos votos
Candidato da Frente Ampla de centro-esquerda derrotou governista Álvaro Delgado, do Partido Nacional de centro-direita
O candidato da Frente Ampla de centro-esquerda, Yamandú Orsi, foi eleito presidente do Uruguai, neste domingo (24). O político apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica derrotou o candidato governista Alvaro Delgado, do Partido Nacional de centro-direita. Com 100% dos votos apurados, Orsi venceu com 49,84% dos votos, contra 45,87% obtidos por Delgado.
Yamandú Orsi prometeu ser o presidente que convoca continuamente ao diálogo nacional, que constrói uma sociedade mais integrada, ao garantir que “ninguém poderá ficar para trás do ponto de vista econômico, social e também político”.
“O país da liberdade, da igualdade e também da fraternidade triunfa mais uma vez, o que nada mais é nada menos do que solidariedade e respeito pelos outros. […] Vida longa aos partidos políticos do Uruguai. Vida longa ao nosso sistema democrático”, disse o presidente eleito, ao afirmar que seus adversários também terão que ajudar a construir um país cada vez melhor.
Derrotado no acirrado 2º turno, Alvaro Delgado reconheceu a vitória de Yamandú Orsi. “Conte conosco na construção dos acordos que o Uruguai necessita para continuar caminhando rumo ao desenvolvimento”, escreveu Delgado, nas redes sociais.
O presidente Luis Lacalle Pou ligou para parabenizar o opositor de seu candidato e se colocou à disposição para iniciar a transição para o novo governo que inicia em 1º de março de 2025.