Os eleitores do Chile vão às urnas neste domingo (21) para escolher o sucessor do atual presidente Sebastián Piñera, que na segunda-feira (16) uma tentativa de impeachment finalmente rejeitada pelo Senado. Sete candidatos disputam o cargo e s dois mais votados irão ao segundo turno, em 19 de dezembro.
As pesquisas de intenção de voto apontam o conservador José Antonio Kast e o esquerdista Gabriel Boric como possíveis adversários no segundo turno. O voto no Chile não é obrigatório.
Se houve alguma mudança de cenário nas últimas duas semanas, elas não serão captadas: a lei chilena proíbe divulgar levantamentos de intenção de voto nos 15 dias que antecedem o pleito.
Advogado de 55 anos, candidato do Partido Republicano, Kast não fala mal do regime do general Augusto Pinochet e já fez elogios públicos ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e ao ex-presidente americano Donald Trump.
Já o deputado Gabriel Boric é candidato da Apruebo Dignidad, aliança entre a Frente Ampla e o Partido Comunista do Chile. Tem apenas 35 anos, idade mínima para ser presidente.